• Auto piedade, o pior vício

    ¡Tudo o que acontece é para seu benefício! Ainda que o vento, a chuva ou a neve o façam temer que o sol nunca mais regresse, a verdade é que ele está sempre lá. Sem ele, não haveria dias, mas somente escuridão.

    Perceber que há um sol a partir do qual tudo ocorre na sua vida é talvez a maior lição e também a mais bela das liberdades, por isso quanto mais cedo inculcar esta premissa no seu dia-a-dia, mais rápido encontrará a verdadeira felicidade.

    Já deve ter percebido que o lamento atrai amigos e inimigos. Há sempre algum infeliz que joga palavras de apoio saboreando o alto da sua superioridade, mas que está pouco interessado em participar na sua vitória.


    Já o conforto dos verdadeiros amigos sabe a bolo de chocolate. Por mais delicioso que seja, haverá um dia em que sentirá falta de vegetais. O cuidado e o carinho colocados no primeiro bolo vão perdendo o gosto com o tempo, como perde tudo o que é cozinhado de forma repetitiva roçando o obrigatório, e chegará o dia em que já não tolerará o bolo de chocolate nem o cozinheiro.

    Outra alternativa reside no isolamento, que pode ter algo de divertido, se gostar de si e de estar consigo. A imaginação pode ser tão forte e saborosa, que alcançará verdadeiro prazer em chorar de alegria por algo imaginado. O sistema nervoso agradece, pois não distingue entre o real e o imaginário. Todavia, o seu coração é mais exigente. É ele quem deve estar no comando e não a sua mente. É ele que salta involuntariamente de alegria ou de tristeza e é entre esses movimentos genuínos que ele vai bombeando vida. É ele quem nos faz realmente sentir que estamos a viver e não apenas vivos. Para além de que sonhar demasiado chega a gerar confusões sobre pormenores entre o que aconteceu ou o que foi apenas imaginado. Por mais cuidados com o que coloca dentro de um carro para o fazer andar e perdurar, a partir do momento em que o entrega a uma criança, prepare-se para o pior. O seu corpo corre o mesmo risco de cada vez que você cede ao ego ferido e, consequentemente, confortavelmente só. A maturidade não se alcança com a idade, mas com a soma de situações em que decidimos fazer o que era certo em vez de nos deixarmos arrastar pelas emoções e pelos sentidos.

    Créditos: Dan/ FreeDigitalPhotos.net
    Porém, a auto miseração será talvez o refúgio mais perigoso, para além de ser uma espécie de egoísmo quando há tanta gente a sofrer devido a males bem piores. Surge como um abraço, mas com o tempo cola-se ao coração e passa a funcionar como uma capa impermeável ao amor, venha ele do exterior ou do interior.

    Porque, ainda que lhe pareça inofensivo consumir uma droga uma ou duas vezes, seguir-se-ão os dias em que lhe apetecerá repetir, sendo que, quanto mais espaço der ao vício, menos margem de manobra terá para lutar contra ele. Haverá um dia em que a sua zona de segurança e de descanso estará igualmente inundada desse vício e provavelmente nem conseguirá aperceber-se disso. Pior, poderá dar-se o caso de convencer-se que faz parte da vida o crescendo de limitações, sem entender que elas são internas e que podem ser desprendidas a qualquer momento.

    Evite correr esse risco. Obviamente que poderá sempre encontrar forças que desconhecia, descobrir amizades extraordinárias e até encontrar Deus ou algo superior que lhe dê forças para remar contra a maré que criou.

    Porém, ao longo da vida terá sempre novos desafios e problemas, logo, uma boia salva-vidas interior deve ser enchida o quanto antes para que possa sempre sentir o calor do sol em vez de passar o tempo todo a evitar um afogamento.

    Como dizia Oscar Niemeyer, “a vida é um sopro, um minuto”.


0 comentários:

Enviar um comentário