• ¿O que é a síndrome de cólon irritável?

    Também conhecida como colite nervosa, a síndrome do cólon irritável manifesta-se por alterações no funcionamento intestinal, nomeadamente diarreia ou prisão de ventre durante períodos prolongados e, em muitos casos, alternados. Alguns médicos dizem que, por vezes, a SCI chega a causar uma incapacidade comparável a deficientes motores.

    Os pacientes não apresentam qualquer modificação no metabolismo intestinal ou infeção, pelo que a SCI costuma ser associada a patologias como ansiedade, depressão, fadiga crónica ou bulimia. Aliás, os sintomas são mais frequentes em momentos de stress emocional e podem igualmente resultar de sentimentos de culpa ou stress. Contudo, não existe uma fórmula causa-efeito que possa ser aplicada neste caso. Por exemplo, há terapias que consideram que já se nasce com esta condição médica, embora ela só se manifeste mais tarde. Alguns estudos também têm demonstrado que o intestino destas pessoas parece ser mais sensível a diferentes estímulos, como certos alimentos e ansiedade.

    Créditos: Ambro / FreeDigitalPhotos.net
    Segundo o National Digestive Diseases Information Clearinghouse, dos Estados Unidos, parece existir uma associação entre um distúrbio da motilidade intestinal, isto é, as contrações musculares dos intestinos que levam a comida digerida adiante, e uma perceção anormal de estímulos no intestino, que em pessoas sem SCI não representaria qualquer desconforto. Por exemplo, pessoas com esta condição médica sentem desconforto com volumes normais de gás nos intestinos, algo com que as pessoas sem SCI não sofrem.

    Uma pessoa pode viver décadas com esta condição médica sem que o seu estado de saúde sofra consequências a longo prazo ou que atraia outras doenças.

    A SCI afeta sobretudo mulheres e pode chegar em qualquer idade, sendo frequente começar na adolescência ou no início da idade adulta e raro depois dos 50 anos.

    Trata-se de uma doença mais comum em países industrializados. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma em cada seis pessoas sofre de SCI. Em Portugal, são cerca de 15 por cento da população. Contudo, há imensas pessoas que apresentam sintomas de síndrome de cólon irritável, mas que nunca consultaram um médico, preferindo sofrer em silêncio.

    Continue a ler sobre os sintomas e o diagnóstico da SCI.

    Fontes:

    - http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-intestino-irritavel (Consultado a 16/04/2014)
    - http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/sindrome-do-colon-irritavel.html (Consultado a 16/04/2014)
    - http://www.fbg.org.br (Consultado a 16/04/2014)
    - http://pt.wikipedia.org (Consultado a 16/04/2014)

0 comentários:

Enviar um comentário