• Diagnóstico


    A primeira vez que fui ao hospital no âmbito do diagnóstico da minha doença, apresentei dores de coração depois de uma refeição e, inclusive, fiz exames para perceber o que havia de errado com ele... ¡Quando uma pessoa é demasiado pequena, a localização dos órgãos torna-se ainda mais difícil!

    Embora os sintomas sejam normalmente suficientes para diagnosticar a SCI e não exista um exame específico para detetar o problema, há alguns exames que podem ser realizados para despistar outras enfermidades com sintomas semelhantes, tendo em conta o seu histórico clínico:

    - Uma dieta sem lactose durante duas semanas pode ajudar o médico a avaliar se há deficiência de lactose

    - Análises de sangue para ver se tem anemia

    - Culturas de fezes para descartar uma infeção

    - Pode ser outrossim necessário fazer outros exames, como uma sigmoidoscopia ou uma colonoscopia, quando os sintomas começarem após os 50 anos ou apresentar perda de peso, sangue nas fezes ou uma contagem baixa de glóbulos sanguíneos (anemia), com vista a despistar outros quadros clínicos.

    Em qualquer caso, se apresentar sintomas de SCI por um longo período, é importantíssimo que fale com o seu médico, não só para tentar enfrentar o seu estado clínico devolvendo a si próprio alguma qualidade de vida, mas também para se tranquilizar e/ou tratar outra enfermidade.

    Créditos: Khunaspix / FreeDigitalPhotos.net
    Fontes:

    - http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-do-intestino-irritavel (Consultado a 16/04/2014)
    - http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/doencas/sindrome-do-colon-irritavel.html (Consultado a 16/04/2014)
    - http://www.fbg.org.br (Consultado a 16/04/2014)
    - http://pt.wikipedia.org (Consultado a 16/04/2014)

0 comentários:

Enviar um comentário